Ambas as formas de resposta decorrem até dia 17 de abril, Domingo de Páscoa. Assim até lá a Comissão Sinodal Diocesana do Porto pede que as conclusões dos encontros sinodais sejam orientadas por duas questões fundamentais enquadradas por alguns pontos de reflexão. São estas:
A primeira pergunta é: Como é que este “caminhar juntos” se realiza hoje na nossa igreja (paróquia/diocese)?
Na resposta a esta pergunta é importante ter em consideração alguns pontos: que ideia de igreja foi apresentada pelos participantes? Quais os temas mais debatidos? Quais os temas que criaram mais tensão ou discordância? Quais os aspetos negativos e positivos mais relevantes?
A segunda pergunta é: Que passos o Espírito nos convida a dar para crescermos no nosso “caminhar juntos”?
Na resposta a esta pergunta é necessário assinalar em que áreas a Igreja Católica necessita de conversão e quais as propostas de mudança apresentadas pelos participantes.
Nesta plataforma de resposta dos encontros sinodais é importante que as respostas às duas perguntas sejam feitas em modo de síntese que procure refletir a diversidade de pontos de vista expressos. Ou seja, não deve ser um apanhado das perspetivas expressas pela maioria, mas importa que inclua também os pontos de vista das minorias de participantes.
Entretanto, procurando ir ao encontro das opiniões e testemunhos de todos, em particular, daquelas pessoas que não estão integradas em grupos eclesiais, ou não têm uma participação regular em Igreja, mas sentem-se interessadas e impelidas a participar no Sínodo, a diocese do Porto propõe um questionário individual online. Com as seguintes propostas de reflexão:
1.Assinale algo que gosta na vivência da Igreja Católica;
2.Indique uma experiência negativa que tenha vivido em Igreja;
3.Indique uma ou mais coisas que gostaria que mudassem na Igreja.
4.Refira algo que poderia mudar em si para melhorar a relação com a Igreja.
Recordemos que este processo sinodal que está a decorrer nas dioceses de todo o mundo foi proposto pelo do Papa Francisco no âmbito da XVI Assembleia Geral do Sínodo dos bispos subordinada ao tema “Por uma igreja sinodal: comunhão, participação e missão”.
Esta consulta diocesana decorre até ao próximo mês de agosto. De seguida entre 2022 e 2023 será a vez da fase continental, antes da grande assembleia dos bispos em Roma, no Vaticano, em outubro de 2023.
A Comissão Sinodal Diocesana do Porto deverá entregar em maio uma síntese final à Conferência Episcopal Portuguesa. Entretanto, haverá a 14 de maio na diocese do Porto uma Assembleia Diocesana Pré-Sinodal.
As questões das duas formas de participação na consulta diocesana
Plataforma de resposta dos encontros sinodais
1.Como é que este “caminhar juntos” se realiza hoje na nossa igreja (paróquia/diocese)?
2.Que passos o Espírito nos convida a dar para crescermos no nosso “caminhar juntos”?
Questionário individual
1.Assinale algo que gosta na vivência da Igreja Católica
2.Indique uma experiência negativa que tenha vivido em Igreja
3.Indique uma ou mais coisas que gostaria que mudassem na Igreja
4.Refira algo que poderia mudar em si para melhorar a relação com a Igreja
Por Rui Saraiva/Voz Portucalense