Marta Esteves, que integrou a equipa de comunicação do COD do Porto para a última JMJ, considera que o desafio de comunicar este encontro mundial foi “complexo”, tendo exigido uma aposta na proximidade, em relação às comunidades locais.
“Um dos trunfos da comunicação é conhecermos bem o nosso terreno, o território. A partir daqui, a comunicação pode fluir e ser um sucesso”, refere à Agência ECCLESIA, numa entrevista a respeito das próximas Jornadas Nacionais de Comunicação Social.
A iniciativa, organizada pelo SNCS, vai decorrer na Domus Carmeli, Fátima, entre quinta e sexta-feira, com o tema “Geração 2023, todos ligados: e a Igreja?”.
Marta Esteves é uma das intervenientes no painel ‘Jovens em comunicação: experiências e futuro’, na tarde de quinta-feira, a partir da sua experiência no Comité Organizador Diocesano (COD) do Porto para a Jornada Mundial da Juventude 2023.
A Jornada Mundial foi um grande desafio que nos abriu portas. Espero que não se fechem”, assinala.
“A passagem dos símbolos da JMJ foi um desafio de comunicação, mas também foi um abrir de portas”, recorda, a propósito da peregrinação da Cruz dos jovens e do Ícone mariano, que passaram pela Diocese do Porto em outubro de 2022.
Um território “muito díspar”, que apresenta desafios próprios, para o qual o COD delineou a estratégia de “ir ao coração de cada Vigararia, tentando chegar o máximo possível às paróquias”.
“Uma das coisas que conseguimos foi criar uma equipa de pivôs, que representavam cada Vigararia, e comunicar a partir deles”, relata Marta Esteves.
A entrevistada sublinha a importância de comunicar “coração a coração”, motivando o outro.
É uma aposta ganha e queremos que ela continue. A pastoral não se faz de cima para baixo, não se faz por decreto: não é por fazer um post numa rede social, por melhor que seja, que há garantia de sucesso de uma atividade”.
As Jornadas Nacionais de Comunicação Social começam com uma conferência do secretário do Dicastério para a Comunicação (Santa Sé), mons. Luceio Ruiz, sobre o tema “Geração 2023: Escutar para comunicar” e terminam com a apresentação do tema “Todos ligados: Jovens em comunicação com e nas instituições”, por Diogo Belford, da agência de comunicação Cunha&Vaz.
O programa, disponível online, inclui ainda dois painéis para projetar a comunicação a partir da apresentação e do debate com jovens.
OC